Certificado digital A1 e A3: veja as diferenças entre os modelos

Os certificados A1 e A3 são dois modelos do Certificado Digital. As duas variações atendem as funcionalidades da certificação, o que muda é o local de armazenamento dos dados.

Basicamente, a principal diferença dos dois modelos é o tipo de armazenagem. Veja a tabela abaixo:

A1 A3
Este é armazenado no computador ou em algum dispositivo móvel, como smartphone e tablet. É emitido e armazenado em Cartão, Token ou Nuvem.
Validade: um ano. Validade: de um a cinco anos.

A1

O Certificado Digital modelo A1 é armazenado diretamente no computador. Ele funciona por meio de um par de chaves criptografadas, uma pública e outra privada. A pública é enviada para a Autoridade Certificadora (AC), já a privada fica no computador protegida por um login.

Esse sistema evita operações fraudulentas, já que os dados não podem ser decodificados sem a combinação de uma com a outra. Nos casos de invasões e ameaças virtuais, o Certificado Digital pode ser desativado.

 

Uma das grandes vantagens do Certificado Digital modelo A1 é o seu dinamismo, já que é possível operá-lo a partir do computador. Caso precise emitir notas fiscais, por exemplo, basta enviar o Certificado Digital para o software emissor. Assim, você consegue emitir documentos fiscais de maneira prática, segura e sem excesso de papéis.

A3

O Certificado Digital modelo A3 é diferente do modelo A1 porque conta com uma mídia de armazenamento predeterminada, ou seja, um dispositivo, que pode ser um cartão ou um token. Dessa forma, é possível utilizar o certificado em qualquer computador e em diversas tarefas tributárias que exigem a assinatura da empresa.

Por ser um hardware separado, o Certificado Digital modelo A3 oferece maior mobilidade e eficiência para que a empresa possa comprovar sua identidade em informações contábeis.

O modelo A3 tem validade de três anos.

Fonte: Safeweb

Parceiro

Para se tornar um parceiro Platinum preencha o formulário abaixo.