Vantagens do Certificado Digital

A internet permite que indivíduos, empresas, governos e outras entidades realizem uma série de procedimentos e transações de maneira rápida e precisa. Graças a isso, é possível fechar negócios, emitir ou receber documentos, acessar ou disponibilizar informações sigilosas, economizar dinheiro evitando processos burocráticos, entre outros.

O Certificado Digital garante autenticidade, confidencialidade e integridade às transações eletrônicas dos mais diversos tipos, de forma a evitar que adulterações, interceptações ou  fraudes ocorram.

E é exatamente por conta destas características que o Certificado Digital tem inúmeros benefícios. Confira abaixo três das principais vantagens da sua utilização:

3 vantagens do Certificado Digital

1. Segurança
Ao assinar um documento por meio do Certificado Digital, você estará amparado por lei contando com total validade jurídica, sendo assim não correrá riscos de fraudes e alterações no arquivo, uma vez que ele ficará bloqueado para edições.

Também convém destacar que a troca de dados é criptografada e, com isso, é muito mais difícil de ser acessado por terceiros.

2. Redução de custos
Muitas tarefas passam a ser desnecessárias quando o Certificado Digital é utilizado. Por exemplo:

  • Não há custos com a compra e impressão de papel;
  • Não há necessidade de reconhecimento de firma;
  • Não é necessário ter espaço físico para armazenamento de documentos;
  • Não é preciso ter funcionários cuidando do manuseio e do acesso aos documentos;
  • Não há custos com o envio do documento a outra parte interessada. O conteúdo pode ser enviado online e em tempo real;
  • Elimina-se o risco de perda de documentos por descuido ou acidentes, como incêndio. Por permitir o armazenamento no meio eletrônico, é possível ter um backup.

Se você fizer o cálculo mensal dessas despesas verá o quanto reduzi-las representará um grande impacto nas contas da sua empresa.

3. Sustentabilidade
Mas os benefícios não são apenas para as empresas. Numa época que a sustentabilidade e preocupação com o meio ambiente está em pauta, o Certificado Digital desempenha muito bem o seu papel atuando como um agente do bem nessa causa.

Um bom exemplo é o uso da nota fiscal eletrônica que até 2019 economizou 88 bilhões de folhas de papel, portanto, na média foram poupadas 2 milhões de árvores. Bem como cerca 175 bilhões de litros de água deixaram de ser gastos na produção desse material.

Fonte: Safeweb

 

Parceiro

Para se tornar um parceiro Platinum preencha o formulário abaixo.